tag:blogger.com,1999:blog-20548024690673173862024-03-13T23:49:29.022-03:00Ensino de SociologiaEste blog apresenta planos de aulas e relatórios criados pelos alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Ciências Sociais da FEUSPMECS 2011http://www.blogger.com/profile/10712595635129772926noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2054802469067317386.post-64929719413119897962012-04-15T13:33:00.003-03:002012-04-15T13:34:45.192-03:00Relatório de estágio na Escola de Aplicação da USP<div style="text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;"> </span><span style="line-height: 150%;">O
presente relatório tem por objetivo a análise de minhas observações como
estagiário na Escola de Aplicação da USP (EA) neste segundo semestre de 2011.
Se no primeiro semestre a idéia era a de trazer impressões mais gerais sobre a
escola, sobre seu espaço físico e a relação dos alunos com este, sobre a
relação dos alunos com o professor e entre si, o foco deste segundo relatório
está no uso específico de recursos didáticos nas aulas de Sociologia para o
Ensino Médio.</span></div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Conforme
já apontado no relatório anterior, a Escola de Aplicação da USP está
desobrigada a usar o “Caderno do Professor” e o “Caderno do Aluno”, o que
proporciona ao professor uma maior liberdade para escolher conteúdos e para
trabalhá-los da maneira que achar mais adequada com os seus alunos. Isso se
reflete também na grande variedade de recursos didáticos utilizados (ao menos
nas aulas de Sociologia, com as quais mantive mais contato) e na variedade de
fontes, não se reduzindo a determinado autor, livro ou apostila.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-align: center;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">***<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-align: center;">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Pude
perceber, sobretudo quando tive que montar um plano de aulas, que existem
algumas variáveis que influenciam diretamente nas estratégias utilizadas pelo
professor para elaboração de uma aula. Uma dessas variáveis, sem dúvida, é o
número de alunos. Evidentemente que é muito diferente se pensar em uma aula
para 5 alunos e se pensar em uma aula para 30 (o caso da Escola de Aplicação),
o que se dizer de uma aula para uma classe que em muitos casos supera os 40
alunos (o caso da maioria das escolas públicas brasileiras).<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">Outra variável a
se considerar é o tempo disponível para a aula. Um aspecto interessante da EA é
o fato de atualmente disponibilizar duas aulas de 50 minutos para Sociologia, o
que possibilita o uso de recursos que demandam mais tempo, como a transmissão
de um longa-metragem, por exemplo. Além disso, essas aulas não são “quebradas”,
como acontece freqüentemente em algumas escolas, evitando que o professor tenha
que interromper um assunto na metade para retomar na segunda aula da semana.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">Além disso, ainda
é necessário considerar que a maioria dos alunos que acompanhei, possuem
disponibilidade de tempo para poder realizar atividades que complementam o que
era desenvolvido em sala de aula. Isso permitia ao professor pedir que os
alunos lessem obras na íntegra, fizessem trabalhos em grupo, realizassem
atividades no contra-turno (visita à Bolsa de Valores, por exemplo), etc. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">Ainda é preciso
não esquecer que, ao se pensar em recursos didáticos para uma aula, é
necessário se pensar na disponibilidade desses recursos existentes na escola.
No caso da EA, ainda que nem sempre nas melhores condições, existe uma
disponibilidade boa de recursos. Já foi dito no primeiro relatório, por
exemplo, que a EA possui um acervo de 70 exemplares dos livros que serão utilizados
ao longo do ano, o que é suficiente para que cada um dos 60 alunos (são duas
turmas de 30 alunos para cada ano) tenha um livro consigo para poder ler em
casa. Quando o professor optou por usar apenas trechos de livros ou de outros
materiais, a escola fornecia fotocópias para todos os alunos. Além disso, a
escola ainda possui uma sala de áudio-visual, onde o professor pode pegar
emprestado cd-players, notebooks com acesso à internet, além de projetores. A
escola ainda possui um auditório, utilizado para apresentações maiores.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">Ademais, acho
ainda necessário destacar que as aulas dependem do quanto o professor espera de
seus alunos. No caso do professor de Sociologia que acompanhei, este sempre
demonstrou esperar bastante de seus alunos e, por mais que muitos reclamassem
(da quantidade de leitura, por exemplo) em geral acabavam dando conta da
maioria das atividades. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-align: center;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">***<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-align: center;">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Retomei
minhas atividades de estágio, já com o segundo semestre em andamento, na
primeira semana de setembro. Logo neste meu “retorno” já pude observar uma aula
com uso de um recurso didático, uma vez que os alunos assistiam à parte final
do filme “Germinal”, baseado no livro homônimo de Émile Zola. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText" style="text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT">A aula em questão
estava inserida num conjunto de aulas sobre o livro “Manifesto do Partido
Comunista”, de Marx e Engels, que desencadearia em um debate sobre mudanças e
movimentos sociais com o decorrer do curso. Além disso, a exibição do filme
fazia parte das aulas de Língua Francesa, possibilitando com que os professores
usassem as aulas das duas disciplinas para a exibição do longo filme (170
minutos). Esse caso é só um dos muitos projetos interdiscplinares realizados
pela escola e que aparentemente funcionam muito bem (no primeiro relatório eu
já havia citado a viagem que esta mesma turma fez ao Rio de Janeiro, projeto
que contou com a abordagem de diversas disciplinas como História, Geografia,
Sociologia e Educação Física).<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Além
de assistirem ao filme os alunos também receberam um “Roteiro de Compreensão,
interpretação e análise do filme”, material feito pelos próprios professores e
que buscava relacionar passagens do filme com trechos do “Manifesto” e com o
próprio romance de Zola. Considero o uso de tais “roteiros” um meio de tornar a
exibição de filmes algo realmente significativo para a aprendizagem, e não
apenas um recurso para tornar a aula mais “descontraída”. O uso desses roteiros
são bastante freqüentes em outras atividades das aulas de Sociologia, como o
utilizado para a leitura de “Recordações do escrivão Isaias Caminha” (conforme
referido no primeiro relatório) e o utilizado para a leitura de “O capital em
quadrinhos” (conforme falarei a seguir), apenas para citar alguns exemplos.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Considero,
entretanto, necessário fazer algumas considerações sobre o modo como se deu a
exibição. O filme foi exibido na própria sala de aula e em uma TV de 20
polegadas, o que impossibilitava, por exemplo, que a legenda pudesse ser lida
de todos os lugares da sala (percebi que algumas pessoas que estavam no fundo
da sala acabavam desistindo e dormindo no meio da exibição e outras iam sentar
bem na frente da TV para poder acompanhar melhor). Além disso, por conta da
longa duração, o filme precisou ser passado em mais de um dia. Penso que a
pausa pode atrapalhar o acompanhamento do filme para alguns alunos. É óbvio que
nem sempre se pode contar com as melhores condições, ainda mais quando estamos
tratando de uma escola pública, mas acredito que estas questões devem ser
levadas em consideração ao se pensar no uso didático de filmes.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Parte
destes inconvenientes foram minimizados na exibição de um outro longa-metragem,
a primeira versão de Wall Street (de 1987), ocasião em que o tema da aula
era “Introdução à Economia”. O filme foi
projetado no auditório da escola, o que permitiu que todos os alunos pudessem
ver bem o filme.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Na
seqüência do curso, o professor trabalhou com a fotocópia de “’O capital’ em
quadrinhos” (que já havia sido entregue aos alunos anteriormente), HQ baseada
no volume I da obra “O capital”, de Marx, e ilustrado por K. Ploeckinger e G.
Wolfram. Quando perguntei ao professor por que os alunos leram, no início do
semestre, o texto original de “O manifesto do Partido Comunista” e estavam
lendo uma versão em quadrinhos de “O capital”, ele respondeu o que na verdade
eu já esperava, que a grande complexidade desta última obra dificultava muito o
uso do texto original, motivo pelo qual os quadrinhos funcionavam melhor. De
fato, percebi que a HQ fez mais “sucesso” com alguns alunos que possuem menos
apreço pela leitura, cujos os quais foram “flagrados” por mim lendo os
quadrinhos até mesmo fora do horário da aula. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Com
relação ao conteúdo da HQ, esta não tem uma qualidade técnica muito grande.
São, na verdade, ilustrações bem simples cuja função está mesmo em facilitar a
absorção de conceitos nem sempre palatáveis num primeiro contato. Um exemplo
disso é que os diálogos entre as personagens não são espontâneos e nem estão
inseridos em situações cotidianas, mas possuem conteúdo didático, usando muitas
vezes trechos simplificados da própria obra (uma espécie de “teatrinho”
didático transposto para o papel). Entretanto, acho que a HQ cumpriu bem o seu
papel didático, complementado pelo “roteiro de leitura” que os alunos
trabalharam em duplas<a href="file:///C:/Users/Carolipes/Desktop/Relat%C3%B3rio%20de%20est%C3%A1gio.doc#_ftn1" name="_ftnref1" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span class="MsoFootnoteReference"><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">[1]</span></span></span></a>.
A leitura e atividade de “’O capital’ em quadrinhos” serviu de mote para a
discussão, que se iniciaria após algumas semanas, sobre “Introdução à
Economia”.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Na
aula sobre “Movimentos Sociais”, o professor trabalhou de maneiras distintas
com dois livros didáticos. Inicialmente com o “Introdução à Sociologia”, de
Pérsio de Oliveira, e num segundo momento com o “Sociologia para o Ensino
Médio”, de Nelson Tomazi. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> O
professor usou o primeiro livro, de leitura bem mais simplificada, para a
introdução do tema. Pediu para que os alunos lessem em casa o capítulo sobre
“Mudança social” e respondessem às questões propostas. Na aula, o professor
chamou a atenção dos alunos ao fato do autor usar exemplos já bastante
ultrapassados, uma vez que a obra data dos anos 80. Conforme os alunos iam
lendo suas respostas às questões propostas, o professor ia fazendo comentários
e ampliando a discussão.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> No
que diz respeito à atividade realizada com base no livro de Tomazi, confesso
que o resultado me impressionou bastante, sobretudo ao comparar aquela situação
com minha própria experiência de estudante de Ensino Médio. O professor
previamente distribuiu para a classe a fotocópia do capítulo de Tomazi sobre
“Revolução e transformação social”, pediu para que eles se dividissem 5 grupos
de 6 alunos cada. Um grupo ficou responsável por pesquisar sobre o que Tomazi
chamou de “revoluções clássicas” (inglesa, americana e francesa) e cada um dos
outros grupos ficou responsável por expor sobre uma das chamadas “experiências
revolucionárias no século XX” (Revolução Mexicana, Revolução Russa, Revolução
Chinesa e Revolução Cubana). <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Se
esse tipo de pesquisa em grupo não apresenta nada de muito inovador, a forma
que cada grupo apresentou seus resultados para o resto da classe me pareceu
bastante interessante. Dispostos em círculo, cada grupo teria um tempo
pré-determinado para falar e os outros (o professor fez questão de dizer que
ele e os estagiários também poderiam participar) teriam também um tempo para
comentar e fazer perguntas ao grupo que apresentava. O combinado era que os
grupos respondessem a três perguntas: “Por que se afirma que houve uma
revolução neste local?”, “Quais foram as conseqüências desta revolução?” e “A
Revolução foi benéfica para a população local? Justifique”. Toda essa dinâmica
era controlada por dois alunos que voluntariamente se ofereceram para serem os
mediadores do debate, inscrevendo os interessados em comentar e direcionando a
palavra ao inscrito da vez. Para finalizar, os grupos ainda teriam que preparar
para a aula seguinte, um texto relatando o debate.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Obviamente
que nem mesmo a constrangedora disposição em circulo foi empecilho para que
alguns tirassem o sono atrasado (mesmo que isso estivesse visível aos olhos de
todos), entretanto, acredito que muitos levaram a atividade bem a sério. Me
pareceu que a aparência “democrática” da situação, com até uma certa
formalidade caracterizada pelas “inscrições” e pelos limites de tempo para a
fala, fizeram com que alguns alunos que não costumam falar muito durante as
aulas mais tradicionais, emitissem sua opinião mais livremente, com menos medo
de sofrerem com piadinhas (que quando ocorriam eram verbalmente desencorajadas
pela “mesa”, uma vez que toda intervenção, até mesmo do professor, tinha que
passar pela “inscrição”).<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Considero
que, de modo geral, a atividade foi bastante proveitosa para a maioria. Ao sair
do já tradicional “seminário” (em que geralmente somente o grupo que apresenta
é quem acaba falando), a atividade proporcionou algum debate, algo que pode ir
se tornando mais familiar aos alunos com a recorrência deste tipo de
experiência. Esta atividade também exemplifica a importância em não cercear o
professor com a imposição do que e de que forma ensinar, postura tão claramente
evidenciada com a adoção dos “Cadernos do Professor”. <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> Dada
minha impossibilidade de acompanhar um maior número de aulas, não pude
vivenciar como se deu o uso de outros recursos didáticos como a já citada
visita à Bolsa de Valores. Entretanto, é necessário salientar que realmente é
notável a preocupação com a variedade de alternativas didáticas na Escola de
Aplicação, algo que destoa da realidade da maioria das escolas públicas onde o
giz e a lousa acabam predominando e onde a criatividade do professor está cada
vez mais cerceada.<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div style="margin-bottom: 5.0pt; margin-left: 5.95pt; margin-right: 5.95pt; margin-top: 5.0pt;">
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">REGÊNCIA</span></b><o:p></o:p></div>
</div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 5.95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">O tema proposto para a
minha regência foi o de “introdução ao debate sobre os movimentos sociais” e
contou com a participação dos outros dois estagiários que acompanharam as aulas
de Sociologia neste segundo semestre. Fomos, portanto, um trio de professores.
Nossas aulas foram programadas em conjunto e resultaram nas aulas 7 e 8,
conforme meu “Plano de Aulas”. Ministramos as aulas para os dois terceiros anos
da escola, turmas que acompanhamos ao longo de todo o estágio.</span><o:p></o:p></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 5.95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">É importante ressaltar que
as aulas ministradas por “quem é de fora”, pelo estagiário, representa um
momento de ruptura com a rotina dos alunos. Isso pôde ser percebido pela clara
alteração no comportamento dos alunos que, nas duas turmas, ficaram bem mais
quietos, não fazendo as habituais brincadeiras e piadinhas que costumam fazer
nas aulas do Prof. Felipe.</span><o:p></o:p></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 5.95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">É inegável que esta
postura nos favoreceu bastante. Nossa grande preocupação era a de não conseguir
falar nada e termos que inventar artifícios para nos fazer ouvir. Ainda que
nada disso tenha acontecido, a experiência que tivemos como observadores das
aulas do Prof. Felipe nos faz concluir de que isso foi mais exceção do que
regra.<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 5.95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">Com relação
à participação dos alunos, percebemos algumas diferenças entre as duas
turmas. Em alguns momentos da aula pedíamos que os alunos emitissem suas
opiniões (sobre a ligação da letra da música com o trecho da Constituição, por
exemplo) ou dessem exemplos (de movimentos sociais, ONGs, etc). Percebemos que
os alunos da primeira turma iam mais direto ao ponto onde queríamos chegar.
Para a segunda turma, de modo geral, os alunos fugiam bem mais do que
“esperávamos que eles fossem responder”, de modo que tivemos que explorar
melhor a maneira de perguntar, escolher outras palavras, etc. <o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 5.95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">Antes de iniciarmos a
falar sobre movimentos sociais e sobre ONGs (outro tema da aula) tentamos
partir de experiências que os alunos já tiveram (uma vez que durante o curso de
Sociologia, os alunos visitaram o MST e uma ONG). A impressão é que esta
aproximação tenha tornado o tema mais palpável e envolvido mais os alunos.<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 6.0pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">No que diz respeito à escolha dos
recursos didáticos, optamos por usar uma música que supúnhamos que os alunos
conhecessem (Comida, dos Titãs, conforme “Plano de Aulas”). Durante a
experiência de estágio, percebemos que este era um recurso didático que os
alunos acabavam se envolvendo bastante, além deles já estarem bastante
habituados.<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 6.0pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">De modo geral, considerei que a
experiência com o estágio bastante enriquecedora, sobretudo ao me proporcionar
a reflexão em torno de um plano de aulas, atividade que me colocou diante da
necessidade de fazer inúmeras escolhas, escolhas estas que precisam ser
constantemente avaliadas para se melhorar sempre.<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 6.0pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<b><span lang="PT">ANEXO<o:p></o:p></span></b></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<b><span lang="PT"> </span></b><span lang="PT">No relatório do primeiro semestre, ainda que este não tenha sido o
foco, teci algumas considerações sobre o uso de recursos didáticos nas aulas de
Sociologia na EA. Ainda que neste presente relatório eu esteja tratando
especificamente das atividades relativas ao segundo semestre, creio que seja
relevante trazer aqui o que já havia sido discutido naquela primeira oportunidade:<o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm;">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm;">
<div style="text-align: justify;">
<i> “(...) Buscarei expor aqui minhas
impressões das atividades realizadas em sala de aula neste primeiro semestre,
complementando aquelas que já expus ao falar sobre o que prevê ou recomenda o
“regimento” e o “plano escolar” da EA. Evidentemente que o tempo foi curto e
que minhas impressões tenham sido prejudicadas por conta disso. Minha intenção
é de que estas experiências sejam encaradas mais como “impressões” do que como
“conclusões”.<o:p></o:p></i></div>
</div>
<div class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm;">
<div style="text-align: justify;">
<i> - Conteúdo da disciplina: A EA não é
obrigada a usar o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno, assim sendo, o
professor é livre para desenvolver o conteúdo que achar mais adequado com seus
alunos. No caso das duas turmas de 3º ano nas quais estou estagiando, o Prof.
Felipe começou o ano com as formas e sistemas de governo e as instituições
políticas, pedindo aos alunos que pesquisassem as características políticas de
um país previamente sorteado. Num segundo momento, o qual compreendeu
praticamente todas as aulas em que estive presente, Felipe desenvolveu o
Liberalismo, com ênfase no Liberalismo brasileiro. Nas últimas aulas deste
semestre, Felipe tem abordado (o semestre letivo se encerra em 1<sup>o</sup> de
julho) o socialismo utópico. Achei curioso o fato de Felipe se basear
exclusivamente em material que ele mesmo produz (roteiros de leitura, por
exemplo) e obras de literatura como a já citada “Recordações do escrivão Isaías
Caminha”, de Lima Barreto, para abordar o Liberalismo. Além disso, foram solicitados aos alunos que
lessem alguns capítulos de “Os bestializados”, de José Murilo de Carvalho, para
analisar a passagem do Império para a República; “O manifesto do Partido
Comunista”, de Marx e Engels, para a aula sobre socialismo, dentre outros. Os
alunos, é verdade, reclamam bastante da quantidade e da complexidade dos textos,
entretanto, sempre são colocados diante da oportunidade de debaterem sobre
algum tema, o fazendo com referência aos autores lidos, alguns inclusive lidos
no primeiro ano;<o:p></o:p></i></div>
</div>
<div class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm;">
<div style="text-align: justify;">
<i> Para mim é nítido que o professor
optou por fazer da Sociologia uma disciplina de conteúdo propriamente
sociológico, com um número relativamente grande de leituras (ao menos se
considerarmos a média para os alunos nessa faixa etária) de autores clássicos
da Sociologia como Durkheim e Marx. Também são utilizados autores de obras
literárias, como Lima Barreto e George Orwell (“O romance tem uma função social
de humanização”, disse Felipe à turma). Estas escolhas contrastam com o que
comumente ouvimos acerca do ensino desta disciplina, como um espaço para
discutir questões relativas à atualidade (geralmente dissociados de um
embasamento teórico). Avalio que esta escolha é bastante corajosa, sobretudo
considerando a relutância que alguns alunos tem à leitura, e que não subestima
a capacidade dos alunos de compreenderem questões um pouco mais abstratas.
Minha impressão é de que, mesmo demonstrando desaprovação, os alunos conseguem
“encarar” esses textos e argumentarem minimamente sobre eles. Ao fazê-lo,
muitos o fazem de maneira articulada e usando vocabulário emprestado dos
próprios textos. (confesso que quando Felipe me disse que os alunos liam Lima
Barreto, Marx e cia, considerei que isso funcionaria de maneira bem menos
satisfatória). <o:p></o:p></i></div>
</div>
<div class="MsoBodyTextIndent" style="margin-left: 0cm; text-indent: 35.4pt;">
<div style="text-align: justify;">
<i>Entretanto,
minha impressão é de que isso pode não funcionar para todos ou pelo menos não
da mesma forma. Há sempre aqueles que usam a aula de Sociologia para tirar o
sono atrasado ou para manter o papo em dia. Há aqueles que demonstram que a
linguagem escrita não é tão significativa quanto à música ou dança, por exemplo
(e aqui a referida multiplicidade sócio-cultural costuma aparecer). Uma
tentativa de experimentar um pouco essas outras formas de linguagem foi na aula
de aproximação ao socialismo utópico, ou mais precisamente, à idéia de
“utopia”. Ainda que de maneira corrida (sim, o tempo é curto; sim, considerável
parte do tempo é gasto esperando pelo precioso silêncio) o professor projetou
vídeos do “You Tube” que falavam sobre aspirações coletivas ou aspirações
individuais. Avril Lavigne, Raul Seixas, Art Popular e John Lenon cantaram suas
aspirações e muitos dos que dormiam resolveram ficar acordados para ouvir. Não
sei se eles entenderam o que é utopia, mas acredito que este tipo de linguagem
tenha sido mais significativo para alguns, que evidentemente também não podem
estar privados de ter acesso à linguagem escrita e de serem encorajados a
encará-la, como é feito nas outras aulas. Nesse sentido, considerei que a
mesclagem de linguagens tenha sido bem satisfatória (...)”</i><o:p></o:p></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT"> <o:p></o:p></span></div>
</div>
<div class="MsoBodyText">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div>
<div style="text-align: justify;">
<br clear="all" /></div>
<hr size="1" style="text-align: left;" width="33%" />
<div id="ftn1">
<div class="MsoFootnoteText" style="text-align: justify;">
<a href="file:///C:/Users/Carolipes/Desktop/Relat%C3%B3rio%20de%20est%C3%A1gio.doc#_ftnref1" name="_ftn1" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span lang="PT"><span class="MsoFootnoteReference"><span lang="PT" style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 10pt;">[1]</span></span></span></span></a><span lang="PT"> As questões que os alunos tiveram que responder em duplas foram: 1.
Defina dinehiro e apresente suas características; 2. O que é mercadoria?; 3.
Explique a mais-valia; 4. O que é “fetichismo da mercadoria”? Tais perguntas
não apresentam nenhum grande desafio aos alunos, mas cumprem o papel de elencar
os principais conceitos existentes no texto.<o:p></o:p></span></div>
</div>
</div>Felipe Souzahttp://www.blogger.com/profile/09015282326588841882noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2054802469067317386.post-43776910574763608832012-04-15T13:09:00.000-03:002013-03-18T11:52:20.459-03:00Mudança social sob uma perspectivas sociológica - Plano de Aulas<br />
<div align="left" class="MsoTitle" style="line-height: 150%; margin-left: 36.0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-align: left; text-indent: -18.0pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">1.<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; line-height: normal;">
</span></span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Introdução<o:p></o:p></span></div>
<div align="left" class="MsoTitle" style="line-height: 150%; margin-left: 18pt; text-align: left;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">O plano de aulas
exposto a seguir foi pensado para ser trabalhado com estudantes do <b>3<sup>o</sup>.
ano do Ensino Médio</b> de uma escola da <b>rede estadual de ensino</b>. Além
disso, ainda é importante ressaltar que, ao pensar nos recursos didáticos a
serem utilizados, foi pressuposto <b>duas aulas seguidas de 50 minutos cada</b>
(realidade na Escola de Aplicação da USP – onde realizei minhas atividades de
estágio – e provável realidade em toda a rede estadual de ensino de São Paulo,
a partir do ano que vem), o que torna possível atividades mais longas, como a
exibição de longas metragens, por exemplo. Ainda influenciado por minha
experiência de estágio (no <b>período diurno</b>), as atividades foram pensadas
levando-se em consideração alunos que possuem alguma disponibilidade para a
realização de atividades fora do período da escola.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Ainda que este
plano tenha sido pensado para um público específico, sua utilização não precisa
ser feita de maneira engessada, seguindo todas as atividades como se segue um
manual. A idéia é de que o mesmo sirva de inspiração ao professor, fornecendo a
ele alternativas e não “receitas”, pois o contexto, a realidade de cada
professor, é o que será determinante na escolha de como aproveitar cada uma das
propostas expostas aqui.<o:p></o:p></span></div>
<div align="left" class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: left;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;"><u><br /></u></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; margin-left: 36.0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">2.<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; line-height: normal;">
</span></span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Plano
de aulas <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; margin-left: 18pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Essas
10 aulas tem por objetivo geral a compreensão das </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">mudanças sociais sob uma perspectiva
sociológica</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">, buscando trazer as principais teorias sociológicas sobre
o tema, de modo a relacioná-las com questões da atualidade e do cotidiano dos
alunos. Ademais, a discussão sobre mudanças sociais busca introduzir, nas
quatros últimas aulas deste plano, a visão sociológica sobre os </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">movimentos sociais</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">, com
destaque para o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">O
ponto de partida para a discussão para o estudo de mudanças sociais será a
leitura de <i>Persépolis, </i>uma autobiografia em quadrinhos da iraniana
Marjane Satrapi. A escolha se dá, sobretudo, pelo fato desta obra ter sido
selecionada para fazer parte do acervo das escolas estaduais, ou seja, é obra
de fácil acesso para alunos e professores além de ter temática bastante
coerente com o presente plano de aulas.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Assim,
o ideal seria que os alunos já tenham lido a obra antes do inicio das aulas
deste plano. Portanto, o professor deve entregar o livro com duas ou três
semanas de antecedência às aulas descritas abaixo.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Ademais,
o plano de aulas proposto aqui dá margem para ser trabalhado em conjunto com
outras disciplinas do Ensino Médio. Assim, caso haja interesse da escola e dos
professores envolvidos, há a possibilidade de inserir este plano de aulas num
projeto de </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">interdisplinaridade</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">. Apenas
como exemplo, está previsto para aula 4 uma produção de história em quadrinhos.
Esta atividade pode muito bem ser acompanhada por um professor de Artes ou por
um professor de Língua Portuguesa, que poderiam trabalhar a peculiaridade da
linguagem da história em quadrinhos, com seus aspectos visuais próprios. Além
disso, o tema pode ser desenvolvido através de outros vieses pelos professores
de História e Geografia.<o:p></o:p></span></div>
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br clear="all" style="page-break-before: always;" />
</span>
<br />
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aulas 1 e 2 – Mudanças Sociais sob uma
perspectiva sociológica – questões apontadas em Persépolis (primeira parte)<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Iniciar a aula </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">contextualizando</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> a autora e
a obra. Nesta primeira abordagem, antes de entrar no tema da aula, é importante
deixar que os alunos expressem as </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">impressões</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> que
tiveram da leitura da HQ. Além disso, é importante resgatar as passagens
centrais da história. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Após este
primeiro contato, propor o seguinte </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">debate</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">: “Por que Marjane aceitava com tanta facilidade os ícone
da cultura estadunidense e rejeitava o uso do véu? Por que certas coisas são
mais fáceis de mudar do que outras? Em que situações a mudança social tem maior
terreno para acontecer?”. Nesta discussão o professor pode provocar os alunos
chamando a atenção para a forte presença de logotipos de marcas estrangeiras
nas roupas que eles vestem, pode citar a quantidade de filmes e músicas
estrangeiras que eles “consomem”, etc. Esta discussão é propícia para mostrar
que algumas mudanças encontram mais terreno para </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">adesão</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> do que outras.
Mudanças no que tocam a moral, a religião ou a valores muito tradicionais
geralmente sofrem bastante </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">resistência</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> pela
sociedade que recebe estas mudanças. Além disso, é importante ressaltar a maior
facilidade que países desenvolvidos (como os EUA) tem em impor os seus </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">modelos culturais</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> nos países
subdesenvolvidos. Para esta primeira discussão são especialmente interessantes
os capítulos “O véu” e “Kim Wilde”., de Persépolis.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Na segunda aula
do dia o professor pode ampliar o debate, através dos exemplos contidos na
própria HQ, mostrando que além da difusão cultural, as mudanças sociais podem
decorrer de </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">mudanças
políticas</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">, como mudanças nas formas de governos ou instaurações de
regimes ditatoriais, como descrito por Marjane. Neste momento, é importante que
o professor pergunte o que os alunos já sabem sobre o período ditatorial
brasileiro. Trazer exemplos de como o novo regime alterou a vida das pessoas.
Ainda usando exemplos que aparecem em Persépolis, desenvolver os conceitos de
reforma e revolução, atitudes conservadoras, reacionárias, reformistas e revolucionárias;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aulas 3 e 4 – Mudanças Sociais sob uma
perspectiva sociológica – a tecnologia e as mudanças sociais - avaliação em
grupo<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Nota:</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">A proposta de recurso didático para esta aula é a exibição
de uma música. Para tanto, é interessante que cada aluno tenha uma cópia da
letra da música. O material pode ainda ser projetado, caso a escola possua tela
de projeção e projetor.</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Na primeira aula
do dia, antes de propor atividade em grupo aos alunos, trazer exemplos de
mudanças tecnológicas que proporcionaram mudanças sociais. Para ilustrar,
utilizar a música Parabolicamará, de Gilberto Gil. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<h1 style="background: white; line-height: 19.5pt; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">Parabolicamará<o:p></o:p></span></h1>
<h2 style="background: white; line-height: 15.0pt; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><a href="http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/"><span style="color: windowtext; text-decoration: none;">Gilberto Gil</span></a><o:p></o:p></span></h2>
<h2 style="background: white; line-height: 15.0pt; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"> </span></h2>
<h2 style="background: white; line-height: 15.0pt; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="color: #b7b700; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"> </span></h2>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Antes
mundo era pequeno<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Porque
Terra era grande<br />
Hoje mundo é muito grande<br />
Porque Terra é pequena<br />
Do tamanho da antena<br />
Parabolicamará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Ê
volta do mundo, camará<br />
Ê, ê, mundo dá volta, camará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Antes
longe era distante<br />
Perto só quando dava<br />
Quando muito ali defronte<br />
E o horizonte acabava<br />
Hoje lá trás dos montes<br />
dendê em casa camará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Ê
volta do mundo, camará<br />
Ê, ê, mundo dá volta, camará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">De
jangada leva uma eternidade<br />
De saveiro leva uma encarnação<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Pela
onda luminosa<br />
Leva o tempo de um raio<br />
Tempo que levava Rosa<br />
Pra aprumar o balaio</span></i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
<i>Quando sentia<br />
Que o balaio ía escorregar<o:p></o:p></i></span></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Ê
volta do mundo, camará<br />
Ê, ê, mundo dá volta, camará</span></i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;"><o:p></o:p></span></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Esse
tempo nunca passa<br />
Não é de ontem nem de hoje<br />
Mora no som da cabaça<br />
Nem tá preso nem foge<br />
No instante que tange o berimbau<br />
Meu camará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Ê
volta do mundo, camará<br />
Ê, ê, mundo dá volta, camará<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">De
jangada leva uma eternidade<br />
De saveiro leva uma encarnação<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">De
avião o tempo de uma saudade<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Esse
tempo não tem rédea<br />
Vem nas asas do vento<br />
O momento da tragédia<br />
Chico Ferreira e Bento<br />
Só souberam na hora do destino<br />
Apresentar<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="background: white; line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Ê
volta do mundo, camará<br />
Ê, ê, mundo dá volta, camará</span></i><span style="color: #666666; font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Na segunda aula
sugiro uma </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">atividade
avaliativa</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">: divididos em grupos, os alunos discutiriam uma situação
hipotética: Como seria a vida das pessoas se um governo tirano abolisse a
internet e o telefone celular do Brasil? Como as pessoas se relacionariam sem
torpedos, emails ou redes sociais? Quais seriam as alternativas possíveis? Após
a discussão, feita em grupo e em sala de aula, os alunos </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">produziriam um texto</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> expondo as
conclusões do grupo e também, inspirados na leitura de Persépolis, uma pequena </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">história em quadrinhos</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> onde um
personagem descreveria sua experiência num Brasil sem celular e sem internet. O
produto desta atividade deverá ser entregue na semana seguinte para exposição
para a classe.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">O </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">principal objetivo</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> desta
atividade é tornar o tema ainda mais palpável, trazendo a discussão sobre
mudança social para o cotidiano dos alunos. Além de mostrar o papel de
invenções tecnológicas na vida em sociedade (neste caso, fazendo o caminho
inverso), a atividade busca desnaturalizar a vida informatizada, mostrando que
é possível achar alternativas para a falta de tecnologia e que existia vida
antes dos modernos meios de comunicação.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aulas 5 e 6 – Mudanças Sociais sob uma
perspectiva sociológica – conclusão da atividade com Persépolis e exposição
sobre as principais teorias sociológicas sobre o tema<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Para a primeira
aula do dia, a sugestão é que um representante de cada grupo exponha para o
restante da sala as conclusões que seu grupo tirou da situação hipotética
proposta na aula anterior. A sugestão é que esta atividade seja feita em
circulo para que haja maior possibilidade dos grupos discutirem seus resultados
após a exposição. Além disso, as histórias em quadrinho podem ficar expostas na
sala de aula para que todos possam ver. A participação dos alunos no </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">debate</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> também é uma forma
do professor </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">avaliar</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> a
compreensão dos alunos com relação aos processos de mudança sociais.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Para a segunda
aula a sugestão é que o professor, partindo da apresentação dos alunos, faça
uma exposição sobre a concepção sociológica de mudança social podendo ter como
base, por exemplo, o capítulo 21 do livro “Sociologia para o Ensino Médio”
(Tomazi, 2007). </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aulas 7 e 8: O papel da sociedade
civil nas mudanças sociais: introdução ao debate sobre movimentos sociais e
ONGs<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Nota:</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"> </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">A proposta de recurso didático para esta aula é a exibição
de uma música e a leitura de um trecho da Constituição. Para tanto, é
interessante que cada aluno tenha uma cópia da letra da música e do trecho da
Constituição a ser lido. Os materiais podem ainda ser projetados, caso a escola
possua tela de projeção e projetor.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<b><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- </span></b><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Exibição
da música “Comida”, dos Titãs.<b><o:p></o:p></b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Bebida é água!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Comida é pasto!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem sede de
que?</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem fome de
que?...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão e arte</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
saída</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Para qualquer
parte...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
bebida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão, balé</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer a
vida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Como a vida
quer...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Bebida é água!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Comida é pasto!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem sede de
que?</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem fome de
que?...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E quer fazer
amor</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
prazer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Prá aliviar a
dor...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Só dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E felicidade</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Só dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
inteiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E não pela
metade...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Bebida é água!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Comida é pasto!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem sede de
que?</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Você tem fome de
que?...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão e arte</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
saída</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Para qualquer
parte...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
bebida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão, balé</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer a
vida</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Como a vida
quer...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E quer fazer
amor</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer
só comer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
prazer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Prá aliviar a
dor...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Só dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E felicidade</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente não quer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Só dinheiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A gente quer
inteiro</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">E não pela
metade...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão e arte</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Para qualquer
parte</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Diversão, balé</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Como a vida quer</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Desejo,
necessidade, vontade</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Necessidade,
desejo, eh!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Necessidade,
vontade, eh!</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Necessidade...</span></i><i><span lang="PT" style="font-size: 10pt; line-height: 150%;"><br />
<br />
</span></i><b><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></b></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt;">Nota:</span></b><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt;">
Possíveis alternativas para exibição: caso a escola tenha acesso à internet, a
música pode ser encontrada em </span><span style="font-size: 9pt;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=7Slr4Jy84NM">http://www.youtube.com/watch?v=7Slr4Jy84NM</a>.
</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt;">Caso
se opte pelo CD player, a música encontra-se no álbum “Titãs Acústico MTV”.<o:p></o:p></span></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">- Debate sobre a música. </span></b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">Após a exibição da música o professor
pode perguntar para a classe sobre o que a música trata. Quais são as demandas
sociais presentes na letra? O que a música quer dizer com “Bebida é água.
Comida é pasto”? As pessoas ou grupos que reivindicam por “diversão, balé” não
estariam pedindo demais? Não querem apenas regalias? Para responder estas
perguntas e outras que surgirem do debate, a sugestão é a leitura do seguinte
trecho da constituição:<o:p></o:p></span></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">-
Leitura de trecho da Constituição de 1988</span></b><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div align="left" class="MsoBodyText" style="text-align: left;">
<i><span lang="PT">PREÂMBULO<br />
<br />
</span></i><i><o:p></o:p></i></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"> <span class="apple-tab-span"> </span>Nós,
representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte
para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos
direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o
desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade
fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e
comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das
controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">.</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></i></div>
<div class="MsoNormal">
<i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Art. 3º Constituem
objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">I - construir uma sociedade
livre, justa e solidária;</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">II - garantir o desenvolvimento
nacional;</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">III - erradicar a pobreza e a
marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><br />
</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">IV - promover o bem de todos, sem
preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de
discriminação.</span></i><i><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><br />
<br />
<o:p></o:p></span></i></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">CAPÍTULO II</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></i></div>
<div style="margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">DOS DIREITOS SOCIAIS</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></i></div>
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Art. 6º</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; font-weight: normal;"> São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o
lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à
infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Art. 6<sup>o</sup> </span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; font-weight: normal;">São direitos sociais a educação, a saúde, o
trabalho, <u>a moradia</u>, o lazer, a segurança, a previdência social, a
proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma
desta Constituição.</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; font-weight: normal;"><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc26.htm#art6"><span style="color: #000099;">(Redação dada pela Emenda
Constitucional nº 26, de 2000)</span></a><br />
</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt;">Art. 6º</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; font-weight: normal;"> São direitos sociais a
educação, a saúde, <u>a alimentação</u>, o trabalho, a moradia, o lazer, a
segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a
assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.</span></i><i><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 10pt; font-weight: normal;"><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc64.htm#art1"><span style="color: black;"> </span><span style="color: #000099;">(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)</span></a>
</span></i><br />
<i><br /></i><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">-
Retomar o debate, </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">agora
pedindo aos alunos relacionarem a letra da música com o texto constitucional</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">É
interessante chamar a atenção ao fato de que as demandas da música estão
presentes na Constituição como direitos sociais. <o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;"><br /></span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">- Contextualização da música e do rock brasileiro nos anos
de 1980. A música em questão, por exemplo, é de 1987, ano anterior ao da
Constituição.</span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;"><br /></span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">- Chamando a atenção ao fato de que o artigo 6<sup>o</sup>
ter 3 redações, o professor pode instigar aos alunos que encontrem as
diferenças entre as 3 redações: “Qual a palavra que aparece na segunda redação
e que não aparece na primeira?” e “Qual a palavra que aparece na terceira
redação e que não aparece na segunda? O professor pode questionar o motivo de
aparecerem as palavras “moradia” e “alimentação” no texto constitucional.
Contextualizar o surgimento de novas garantias na Constituição destacando o
papel dos movimentos sociais.</span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;"><br /></span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">- O professor pode perguntar aos alunos o que sabem sobre
movimentos sociais e se conhecem algum deles. Partindo da resposta dos alunos,
o professor pode expor outros movimentos sociais e a quais demandas sociais
estão relacionados.</span><br />
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;"><br /></span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">- Terminando a primeira parte da aula, o professor pode
introduzir o debate sobre ONGs, mostrando como alguns movimentos sociais se
“profissionalizaram” e se reuniram em ONGs.</span><br />
<h2 style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">- </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Exibição da primeira
parte do filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi<o:p></o:p></span></h2>
<h2 style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt; line-height: 150%;">Nota:
</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt; font-weight: normal; line-height: 150%;">Filme disponível em </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt; line-height: 150%;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vVDUcF-hwnI" target="_blank"><span style="background-attachment: initial; background-clip: initial; background-color: white; background-image: initial; background-origin: initial; color: #3b5998; line-height: 150%;">http://www.youtube.com/watch?v=vVDUcF-hwnI</span></a>.</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 9pt; font-weight: normal; line-height: 150%;"><o:p></o:p></span></h2>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aulas 9 e 10: O papel da sociedade
civil nas mudanças sociais: continuação sobre o debate sobre ONGs<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Exibição da segunda parte do filme
“Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Debate sobre o filme: </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Resgatar a
discussão da semana anterior sobre ONGs. Mostrar que as ONGs, apesar de seus
aspectos positivos, podem ser canais para a exploração da miséria e para a
corrupção. </span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Se sobrar algum
tempo, é interessante mostrar recortes de jornal com os recentes casos de
corrupção envolvendo ONGs.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">- Trabalho para casa</span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">: Produção
de um texto argumentativo “Em quê os movimentos sociais podem contribuir para
que aconteçam mudanças sociais? Cite exemplos com base no que vimos em nossas
aulas”. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; margin-left: 36.0pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-align: justify; text-indent: -18.0pt;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">3.<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; line-height: normal;">
</span></span><span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">Referência
Bibliográfica:<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">BIROU, Alain.
Dicionário das Ciências Sociais. Lisboa: Dom Quixote, 1982<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">SATRAPÍ, Marjane.
Persépolis completo. São Paulo: Ática, 2009<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;">TOMAZI, Nelson
Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. Atual Editora, 2007.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoTitle" style="line-height: 150%;">
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span><br /></div>
</div>
Felipe Souzahttp://www.blogger.com/profile/09015282326588841882noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2054802469067317386.post-61366157118546932932011-03-10T08:45:00.000-03:002011-03-10T08:45:28.586-03:00PLANO DE AULA<div id="header-wrapper"> <div class="header section" id="header"><div class="widget Header" id="Header1"> <div id="header-inner"> <div class="titlewrapper"> <h1 class="title"> Planos de Aula </h1></div><div class="descriptionwrapper"> <div class="description"><span> </span></div></div></div></div></div></div><div id="crosscol-wrapper" style="text-align: center;"> </div><h2 class="date-header"><span>terça-feira, 30 de novembro de 2010</span></h2><a href="" name="4608964204080811020"></a> <h3 class="post-title entry-title"> <a href="http://reausp.blogspot.com/2010/11/teste.html">Cultura e identidade - em um contexto histórico e social.</a> </h3><div class="post-header"> </div><br />
Tema:<span style="font-weight: bold;"> O conceito de cultura</span><br />
Público-alvo: <span style="font-style: italic;">primeiro ano do ensino médio </span><br />
Interdisciplinaridade: sociologia, história, literatura e língua portuguesa<br />
<br />
<span style="font-weight: bold;">Justificativa a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais:</span><br />
No Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias – Conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Política, está dito: “De tal maneira, cabe ressaltar a escolha do arcabouço teórico de Clifford Geertz, que nos parece ser mais vigoroso para entender as questões que se colocam atualmente. Na análise da cultura em sua dimensão semiótica, 'o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, sendo a cultura essas teias'. Seguindo esta linha de raciocínio, podemos também citar o esforço realizado por Gilberto Velho, no conjunto de sua obra, na qual a cultura aparece como 'áreas de significado aberto', ou seja, como produto das construções simbólicas de uma determinada sociedade, considerando-se, também, a ação do indivíduo, que constrói um 'projeto' em torno de motivações sociais. Essa reflexão antropológica levaria em conta as modificações no sistema social também como representações simbólicas, universo de valores que são internalizados depois de socialmente legitimados. ”<br />
<br />
No PCN+ Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais está dito: “Nesse segmento, a contribuição da Antropologia é marcante, ao envolver os conceitos de cultura e de diversidade cultural. Ao lado disso, a possibilidade de ampliar a visão de mundo, desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e respeitar as diversidades culturais, sociais e pessoais vão permitir ao aluno a decodificação da complexa realidade social, levando-o a assumir atitudes mais críticas e atuantes na comunidade.<br />
Ao professor caberia o trabalho de oferecer oportunidades para que acontecesse, na sala de aula, atividades voltadas para a investigação e a compreensão científicas do cotidiano do aluno e de sua comunidade (ou grupos de identificação). Aqui, há possibilidades muito dinâmicas e estimulantes para que a contextualização e a interdisciplinaridade se realizem. São muito grandes as chances de elaboração de trabalhos conjuntos com História, Arte, Geografia, Filosofia etc. ”<br />
<br />
<span style="font-weight: bold;">Assuntos relacionados: </span><br />
<ul><li>O que é cultura? </li>
<li>Identidade cultural</li>
<li>Construções simbólicas e projeto social em um contexto históricos</li>
<li>Cultura e ideologia </li>
<li>Etnocentrismo</li>
</ul><br />
<span style="font-size: 130%;"><span style="font-weight: bold;">Aula, ou grupo de aulas 1.</span></span><br />
<span style="font-style: italic;"><br />
Objetivos.</span><br />
A proposta desse conjunto de aulas é refletir com os alunos o que significa do outro. Qual o sentido da palavra alteridade e como ela é vivida nas sociedades em contextos históricos diferentes. Apreender o significado do outro como o diferente, com visões e perspectivas diferentes permite que o aluno possa se posicionar criticamente diante da realidade.<br />
<br />
<span style="font-style: italic;">Conteúdo.</span><br />
<ul><li>Poema Perguntas de um Operário Letrado;</li>
<li>Leitura de trecho do livro Cultura, um conceito antropológico;</li>
<li>Discussão preliminar do livro O crisântemo e a espada;</li>
<li>Significação do título do livro a partir do contexto de seu conteúdo.</li>
</ul><br />
<span style="font-style: italic;">Atividades. </span><br />
<ol><li>Leitura do poema Perguntas de um Operário Letrado de Bertold Brecht – anexo I. A partir da leitura do poema refletir com os alunos sobre o modo como socialmente se escreve a História da humanidade. Nos registros quem são seus protagonistas e como essa história é contada.</li>
<li>Discussão com os alunos da afirmação de Roque de Barros Laraia em Cultura, um conceito antropológico: “Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisântemo e a espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.”. Se a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, aqueles que registram essa visão o fazem carregados do sentido e da visão de mundo em que foram formados. </li>
<li>Nesse contexto, o livro O crisântemo e a espada registra ao mesmo tempo a visão de mundo estadunidense na 2ª Guerra Mundial; a preocupação em conhecer o inimigo que, na visão deles, seria prontamente dominado e registra um olhar sobre o outro.</li>
<li>Por fim, tendo como bibliografia principal desse grupo de aulas o livro O crisântemo e a espada discutir com os alunos o que é crisântemo – anexo 2 – e qual o significado do título do livro colocando lado a lado a flor que simboliza o trono do rei e a espada. </li>
<li>Pedido de leitura do Capítulos 1. Missão: Japão; e 2. Os Japoneses na Guerra do livro O crisântemo e a espada para o próximo encontro.</li>
</ol>MECS 2011http://www.blogger.com/profile/10712595635129772926noreply@blogger.com1